terça-feira, 1 de janeiro de 2013

Série de posts Fotos Inesquecíveis de 2012: Terceirão

Continuando a série de posts com as minhas fotos mais marcantes do ano passado ( ANO NOVOO o/).

Esse post é em homenagem a meus amigos e colegas de turma, que fizeram meu 2012 valer a pena. Essa é pra vocês terceirão.


A história desa turma começou em 2011. Em nossa escola, o segundo ano do ensino médio é exclusivamente durante o turno da tarde e o terceiro ano exclusivamente no turno da manhã. Também em nossa escola sempre existiu um estranhamento, uma intriga que ninguém nunca entendeu, entre os estudantes dos dois turnos.

Então eu e meus colegas, estudantes matutinos convictos, fomos obrigados a nos juntar a pessoas que nunca  tínhamos visto e sempre odiado, para passar os últimos dois anos de nosso ensino médio com eles. Lembro-me de receber 2011 já com a certeza de que seria o pior ano de minha vida.

O primeiro dia de aula chegou e com ele a vontade de nunca mais pisar naquela escola. Fiquei parada na quadra da escola olhando ao redor com minha melhor  amiga e perguntei a ela: O que é que eu tô fazendo aqui!? Eu simplesmente não aceitava todas aquelas mudanças. Não aceitava pessoas novas em meu círculo de amizades, que se resumia a três melhores amigas e amigos e colegas de sala. Também não aceitava que meu "quarteto" agora era uma dupla, já que duas de nós seguiram caminhos diferentes.

A sala de aula era chamada "Faixa de Gaza". Metade dela era preenchida com "os alunos da manhã" e a outra metade com "os alunos da tarde". E assim foi por meses. A união dessa turma só começou em Junho, mas para mim começou alguns meses antes.

Percebi, para minha completa alegria, que minha sala estava cheia de potterheads entusiásticos e apaixonados. Percebi que meus colegas de sala apreciavam bons livros e os trocavam e emprestavam com uma frequência quase semanal. Foi aí que comecei a conhecê-los. Comecei a ver as pessoas maravilhosas e divertidas que existiam ali, e descobri amigos e até uma vizinha.

Então chegou o meio do ano, e com ele A Semana Cultural. Não foi só uma ou nossa última Semana Cultural. Foi A Semana Cultural. Com "a" maiúsculo.

Uma turma que se odiava foi obrigada a se unir para tentar vencer. Fomos obrigados a fazer reuniões, a dividir tarefas e a ajudar a todos da melhor maneira possível, incentivados por um professor que foi imprescindível para nossa vitória. Então ali, naquela semana de apresentações, nos tornamos uma turma. Nos unimos, descobrimos amizades e tivemos momentos que nunca vão sair da memória. Ali surgiu o segundão 2011, embalados pelos ideais da Revolução Francesa e por uma  música. Não só uma música, mas um hino.

Um mantra.

" A camisa francesa, o feijão na mão, a viagem espera. Vai começar a festa! Vamo viajar! Vamo viajar! Vamo viajar!  
 SEGUNDÃO DO MEU CORAÇÃO! "

E o outro:

" O segundo ano é o quê? SHOW!
  O segundo ano é o quê? SHOW! 
  O segundo ano é o quê? SHOW! SHOW! SHOW! SHOW!..." 

2011 terminou e acabou sendo um dos melhores anos da minha vida. 2012 chegou e com ele o segundão se tornou terceirão. Foi um ano cheio de cobranças, responsabilidades e preocupações, mas o que bastava, pelo menos para mim, era estar junto daquelas pessoas. Quando chegar à escola antes das sete da manhã e só sair às seis da noite, por causa do cursinho, ficava quase insuportável, eu me lembrava que teria o dia inteiro com meus amigos e juntava forças para levar dia após dia.

Agora 2012 foi embora e o terceirão "não existe" mais. Agora é hora de encarar o mundo adulto e construir a sua própria vida, seu próprio caminho. Porém nada, NADA vai me tirar da memória esses dois anos, essa gente que só por estar perto me contagiava. Essa gente que me deu amizade quando eu me fechei para tudo e para todos. Momentos assim não saem da cabeça, porque é como disse Fernando Pessoa : " O valor das coisas não está no tempo em que elas duram, mas na intensidade com que acontecem. Por isso existem momentos inesquecíveis, coisas inexplicáveis e pessoas incomparáveis."

Essa turma marcou fundo em mim e sempre vai ter um lugar especial e preferencial na memória e no coração. Amo vocês meu terceirão.

Nenhum comentário:

Postar um comentário