quinta-feira, 22 de novembro de 2012

Dica de Livro : Fios de Prata

Hoje venho aqui para indicar "Fios de Prata", do autor nacional, meu xodó super simpático e tão bom que chega a ser ridículo, Raphael Draccon. Mas bom, deixemos o lado fan-girl que conheceu um dos seus autores favoritos na Bienal de lado e vamos ao que interessa.

Fios de Prata conta a história de Mikael Santiago, conhecido como Allejo. Um jogador de futebol brasileiro com habilidades tão fantásticas que chegam a ser consideradas sobrenaturais. Enquanto está em Paris prestes a fechar um contrato milionário e fazer história no futebol mundial, ele conhece Ariana Rochembach, ginasta também brasileira, e sua vida dá uma guinada radical daquelas de dar nó na cabeça.

Acontece que há 18 meses ele vinha tendo sonhos extremamente vívidos e despertos, que vão se tornando cada vez mais sombrios e assustadores trazendo, contraditoriamente, noites cada vez mais mal-dormidas e o desenrolar da história com Ariana responde ao leitor o porquê de sonhos tão intrigantes.

O livro é simplesmente repleto de citações, referências, músicas e influências da cultura nerd/pop. A inspiração mais importante é a série de HQ's Sandman, de Neil Gaiman, tanto que dá nome ao livro. Escritores como George R.R. Martin, Tolkien, C.S Lewis, minha musa eterna J.K Rowling e muitos outros são mencionados e o próprio apelido do protagonista foi "emprestado". Acontece que Allejo era um dos jogadores da seleção brasileira de futebol existente nos videogames, velho conhecido dos meninos que jogavam Super Nitendo. O camisa sete foi uma febre e tão conhecido que até a mim, que nunca fui de videogames, o nome soou familiar (influência dos primos).  Ele foi "apenas um bonequinho de jogo", mas tão famoso quanto os jogadores reais da seleção.

 Tenho apenas uma crítica com relação à edição do livro: palavras que não deveriam estar no plural estão lá ( tipo " o moleques"), então fica aí a dica para não acharem que o Raphael não sabe escrever ou algo do tipo, mas nada que tire a graça da história. Cheio de reviravoltas, com a narrativa típica do Draccon que prende até a última página, emocionante, repleto de mensagens lindas que tocam a alma e de personagens e passagens fortíssimos, Fios de Prata realmente vale pena. Indico para maiores de 13 anos por conter palavreado forte (palavrões) e cenas quentes.

É isso aí, espero que tenham gostado da dica e que apreciem a leitura.

      Beijinhos!

Nenhum comentário:

Postar um comentário